top of page

Bem-vindo ao Café com Leitura

"A persistência é o caminho do êxito

A vida é feita para ser vivida. Aprecie os momentos emocionantes e desfrute dos instantes de diversão e relaxamento. Estou aqui para viver minha própria vida e quero vivê-la intensamente. Café com Leitura é um veículo para concretizar minha paixão e mostrar aos meus leitores o que me inspira neste mundo alucinante. Então sente-se, relaxe e leia mais.

  • Foto do escritorcafecomleitura3

Soli Deo Gloria


Johann Sebastian Bach sentiu Deus lhe chamando para criar desde a tenra idade. Bach cresceu numa cidade não muito longe de onde Martinho Lutero originou a Reforma Protestante, um lugar onde "Lutero tinha mais força que a gravidade". A sua família lhe cercou de amor, luteranismo e música --- os sons de violinos, órgãos e corais constantemente enchiam a sua vida. Não demorou muito para a familia dele reconhecer os talentos musicais excepcionais do jovem Bach. O seu pai, seu tio e outros familiares encorajaram e incentivaram o desenvolvimento desses dons dando as primeiras aulas de música para Bach. Tragicamente, os oais de Bach nunca veriam os resultados completos do seu investimento em Bach deste lado da eternidade. Antes do décimo aniversário de Bach, ele já era órfão. Depois de seus pais morrerem, Bach foi viver com um familiar e continuou aprimorando suas habilidades musicais e sua teologia luterana.

Quando Bach chegou à idade de trabalhar, ele sabia exatamente o que Deus lhe chamara para fazer: casar seus amores de musica e teologia para alcançar seu "objetivo de uma musica eclesiástica bem - regulada" - definida oor Bach como uma série de cantatas(peças musicais com narrativas de 15 a 30 minutos de duração) para todos os domingos e dias festivos do ano eclesiastico. Com sua designação como cantor ( equivalente no século 18 a "líder de louvor") de Leipzig, Bach recebeu uma oportunidade de buscar seu tão sonhado trabalho. E "ele o buscou com inimaginável energia" compondo quase 120 cantatas apenas nos dois primeiros anos. E esse feito notável aconteceu enquanto ele ainda cumpria seus deveres como professor de música e músico na sua igreja. Mesmo com a extraordinária ética de trabalho dde Bach, ele conseguiu liderar uma familia crescente e vinte filhos e manterdois bons e felizes casamentos consecutivos ( a sua primeira espisa morreu logo antes de se mudar para Leipzig).

O que motivou Bach trabalhar com tão "inimaginável energia"? Bach tinha reimaginado o seu criar não como um meio de fazer um nome para si; pelo contrário, Bach cria que "o objetivo e o fim principal de tod música deve ser nada mais que a glória de Deus e o alívio da alma." Num perfil bem completo de Bach na revista Christian History, o autor aponta que:

Uma música eclesiástica bem-regulada não era a única vocação de Bach. O seu chamado mais amplo era fazer música para a glória de Deus e a edificação do seu próximo. Isso, omo o historiador Jaroslav Pelikan escreveu, " expressa a convicção de Lutero e dos reformadores de que a execução de qualquet vocação que agrade a Deus era culto a Deus.

Embora hoje reconheçamos Bach como um dos maiores compositores que já viveram, a sua obra só foi celebrada muito tempo depoisda sua morte. Mas a falta de reconhecimento não lhe deteve. No final de suas composições, Bach escrevia a frase latina Soli Deo Gloria, querendo dizer "glória a Deus somente" - um lembrete a Bach e à história de por que ele criava e de quem ele buscava o reconhecimento.h


Trecho retirado do livro: CHAMADOS PARA CRIAR - JORDAN RAYNOR

@box95clube



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UBUNTU

Cadastre-se

Mantenha-se atualizado

Entre em contato

Suas informações foram enviadas com sucesso!

Open Book
bottom of page